Significado dos cinco elementos segundo Feng Shui
| |
Os cinco elementos estão presentes na técnica de aplicação do Feng Shui, pois eles simbolizam todos o ciclo e a visão do I Ching e dos trigramas.
Em resumo são responsáveis por manter o equilíbrio e ampliar as boas energias, pois respeitam cada época, cada elementos e suas características,  além representar materialmente a natureza.
Os 5 elementos são:
FOGO    │  MADEIRA   │     ÁGUA     │    TERRA     │  METAL
 
 
 ciclo nutritivo dos elementos
 
 

Eles os cinco elementos podem ser representados de forma material e física através das cor, forma, textura, material, uso, direção e o próprio elemento.

Usando os cinco elementos podemos criar, nutrir e controlar o equilíbrio nos ambientes ou onde quer que eles sejam utilizados.

A figura acima, revela a relação de interdependência entre as diferentes energias. O fogo é “filho” da madeira e “pai” da terra. A terra é “pai” do metal. O metal é “pai” da água e a água é “pai” da madeira.
Podendo ser interpretado como ciclo construtivo. Assim como existem polaridades em tudo que rege a natureza, observamos também um ciclo destrutivo. 

O uso dos elementos e suas características representadas pelos elementos deve seguir, de preferência, a ordem apresentada pelo ciclo construtivo.
Ex: Fogo + Madeira/Terra
Terra + Fogo/Metal.


Exemplos prático do uso dos elementos:

JARDIM TERAPÊUTICO/REGENERATIVO:

Chafariz – água
Arranjo com pedras – metal
Plantas tons vermelho – fogo
Arvores – madeira
Vasos –  terra

 

│Pinterest│ 
Nossa página no pinterest tem imagens que podem explicar melhor a representação dos cinco elementos: acesse clicando aqui

Atualizado em Março de 2016

  1. […] Lembrando que a estação primavera está ligada ao elemento madeira, explorar as características desse elemento pode ser uma ideia original para compor a decoração dos ambientes e trazer a natureza para dentro de casa. Quer saber mais sobre os 5 elementos: Veja aqui. […]

Casa e Natureza, por Cristiane Meloni © 2016 - Design por Susan Santos e Codificação por Sara Silva